SÓ RESTARÁ O QUE VOCÊ ESCREVER (E PUBLICAR)
A vida é breve, e mais breve ainda, se pensarmos na rapidez com que o tempo passa, o que pode ser cruel, mas os seres humanos são mais insensíveis ainda. Se não escrevermos na pedra, nada ficará. Os monumentos erigidos ao longo da História refletem o caminho traçado pelos povos. Só restará o que for escrito. De toda uma vida, só fica o que escrevemos e guardamos. Diários, cartas, anotações, registros, atas, documentos, testamentos, mensagens, bilhetes, tudo o que existir em forma legível poderá ser lido e saberão, muito depois, o que foi dito ali. Temos necessidade de escrever, senão para os outros, para nós mesmos, de gravar as ideias, porque elas devem ser passadas adiante. Até para nos lembrarmos do que pensamos em determinado momento que depois esquecemos. Gurdjieff disse (e escreveu) que somos apenas o que lembramos. Se não nos lembramos, não somos nada. Seu maior ensinamento pode ser resumido numa frase: “Lembre-se de si mesmo”. Através do autoconhec...